quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Prefeitura abre dados sobre infrações de trânsito

A Prefeitura de São Paulo lançou dia 24/02, o Painel Mobilidade Segura, ferramenta que reúne dados sobre autuações, frota e acidentes de trânsito ocorridos na cidade de São Paulo nos últimos três anos. O Painel funcionará dentro do site da Secretaria Municipal de Transporte (SMT) e, por meio dele, será possível consultar infrações e infratores, acidentes e mortes no trânsito, além das ações dentro do PPV – Programa de Proteção à Vida.

O objetivo é facilitar o acesso da população a esses dados, como parte da política de transparência da Prefeitura, e estimular a educação para a segurança viária.

Imagem da página inicial do Painel Mobilidade Segura
Página inicial do Painel Mobilidade Segura
“Não existe indústria da multa, existe indústria da morte, e a nossa intenção é acabar com a indústria da morte. E sempre tem um questionamento com relação à quantidade de multas aplicadas na cidade, e que não há transparência nesses números. E a primeira coisa que vamos fazer nesse Painel é escancarar essas informações. Vamos mostrar não apenas o local onde estão os radares, mas as infrações que são registradas neles. Tanto de radares como de agentes. Tudo com data e horário.”, disse o secretário de Transportes, Jilmar Tatto.

Além de tornar a administração pública da cidade ainda mais transparente, a Prefeitura também espera que o Painel ajude a conscientizar a população com relação à importância de respeitar as regras de trânsito. A ferramenta indica a localização de todos os pontos de fiscalização da cidade e as infrações anotadas em cada um deles.

O prefeito Fernando Haddad explicou que o Painel é mais uma medida da gestão para reduzir o número de mortes no trânsito da cidade. O objetivo é antecipar para 2017 o cumprimento da meta da capital para a Década de Segurança Viária da ONU. A capital precisa alcançar o índice de seis mortes a cada 100 mil habitantes até 2020, mas espera atingi-lo até o início do próximo ano.

“Podemos antecipar essa meta se nos dedicarmos a respeitar as leis de trânsito. É importante destacar que a arrecadação de multas na cidade é irrelevante em termos de orçamento público. O prejuízo material, de saúde pública e de previdência social que os acidentes de trânsito geram são muito maiores do que qualquer valor que se possa arrecadar com as multas. Por isso estamos escancarando esses dados. Para que as pessoas possam olhar seus trajetos, se policiar, se educar com relação as leis de trânsito. Não queremos que o número das multas cresça, queremos que as pessoas respeitem as regras”, disse o prefeito.

Dentro do Painel Mobilidade Segura, o usuário pode optar por consultar tanto a quantidade de infrações cometidas como o percentual de veículos que não tiveram nenhuma autuação. No campo “Não Infratores”, a ferramenta mostra que, no ano passado (até novembro), a grande maioria dos motoristas da cidade (69,11%) não levou nenhuma multa. Já entre os 30,89% de infratores, a reincidência ocorreu em mais de 50% dos casos.

Ao optar por consultar o campo “Infrações”, o usuário terá acesso ao mapa de radares da cidade e o total de infrações anotadas por ano, mês, dia da semana, tipo de veículo e tipo de captura (manual ou eletrônica), além de um link para consultar arrecadação e balancetes no site da Prefeitura.

Se clicar no tipo de captura da infração, o usuário poderá ver os dados totalizados de qualquer um dos últimos três anos ou consultar um mês, dia ou hora específica. Poderá ainda filtrar as informações por tipo de infração (enquadramento) ou local da ocorrência. Os dados serão atualizados constantemente, chegando ao Painel em aproximadamente 70 dias. Esse prazo considera o tempo entre o ato da infração e o envio da multa propriamente dita, após a notificação para o proprietário do veículo, indicação do condutor e eventual pedido de recurso.

Programa de Proteção à Vida

Além das informações de trânsito, o Painel Mobilidade Segura também oferecerá ao munícipe informações sobre as ações da Prefeitura para promover a segurança no trânsito. O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013 e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ruas Greenfeld e Cipriano Barata com faixa exclusiva desde hoje (22)

A partir desta segunda-feira (22)entra em operação a faixa exclusiva para ônibus à direita na Rua Greenfeld (entre a Rua Bom Pastor e a Rua Lino Coutinho) e na Rua Cipriano Barata (entre a Rua dos Patriotas e a Rua Tabor), no sentido Centro. A nova faixa exclusiva terá uma extensão total de 1000 metros e funcionará de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00.

Faixa exclusiva para ônibus nas Ruas Greenfeld e Cipriano Barata


A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 1,0 km somados aos 1,2 km de faixa exclusivas na Avenida Embaixador Macedo Soares e ruas Ricardo Cavatton e Hugo D´Antolas, também implantada em 22/02, a malha viabilizada atinge a marca de 496,1 km de faixas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada
Por este trecho da Rua Greenfeld, sentido Centro, circulam 7 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 53 ônibus/hora, transportando uma média de 79 mil pessoas por dia útil. Já pelo trecho em questão da Rua Cipriano Barata, sentido Centro, circulam 7 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 39 ônibus/hora, transportando uma média de 64 mil pessoas por dia útil.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de duas semanas, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 29/02, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Avenida Embaixador Macedo Soares e ruas Ricardo Cavatton e Hugo D’Antola com faixa exclusiva a partir de hoje (22)


Desde hoje (22) estã em operação faixa exclusiva para ônibus à direita na Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê, entre a Ponte do Piqueri e a Rua Ricardo Cavatton), na Rua Ricardo Cavatton (entre a Avenida Embaixador Macedo Soares e a Rua Hugo D’Antola) e na Rua Hugo D’Antola (entre a Rua Ricardo Cavatton e Ponte do Piqueri), no sentido Bairro. A nova faixa exclusiva com extensão total de 1200 metros e funcionará de segunda-feira à sábado, das 6h00 às 22h00.

Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Embaixador Macedo Soares, Rua Ricardo Cavatton e Rua Hugo D'Antola


A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 1,2 km somados aos 1,0 km de faixa exclusivas nas ruas Greenfeld e Cipriano Barata, também implantada hoje (22), a malha atinge 496,1 km de faixas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada
Por estes trechos de vias, no sentido Centro, circulam 3 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 20 ônibus/hora, transportando uma média de 21 mil pessoas por dia.

Alteração de horário
Também a partir desta segunda-feira (22), a faixa exclusiva existente na Marginal Tietê nos trechos abaixo passam a funcionar no mesmo horário, de segunda-feira à sábado, das 6h00 às 22h00:

  • Sentido Ayrton Senna - Avenida Presidente Castelo Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte Jânio Quadros; Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, entre a Ponte Presidente Jânio Quadros e a Ponte  Aricanduva.
  • Sentido Castelo Branco - Avenida Morvan Dias de Figueiredo, entre a Ponte Aricanduva e a Rua Ulisses Cruz.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de uma semana, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 29/02, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.