sexta-feira, 17 de abril de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Região do Belém ganha mais um trecho de faixa exclusiva

A partir da próxima segunda-feira, 20/04, a CET e a SPTrans implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus no corredor formado pela Rua Belém, Largo São José do Belém, Rua Júlio de Castilhos e Rua Fernandes Vieira, entre a Avenida Celso Garcia e Rua Toledo Barbosa, no Belém, Região Leste da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, no sentido bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

População Beneficiada
  • Rua Belém, no trecho entre Avenida Celso Garcia e Largo São José do Belém, circulam 10 de linhas de ônibus, numa frequência de 67 ônibus/hora, que transportam 108 mil pessoas por dia, em média;
  • Largo São José do Belém, no trecho entre as ruas Belém e Julio de Castilho, circulam 14 linhas de ônibus, numa frequência de 94 ônibus/hora, que transportam 156 mil pessoas por dia, em média;
  • Rua Julio de Castilho, no trecho entre o Largo São José do Belém e Rua Fernandes Vieira, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média;
  • Rua Fernandes Vieira, no trecho entre as ruas Julio de Castilho e Toledo Barbosa, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média.
Em razão da implantação da faixa exclusiva a regulamentação do estacionamento rotativo Zona Azul será alterada no período da tarde.

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 27/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.




terça-feira, 14 de abril de 2015

PlanMob-SP: Frente de Debates Temáticos reúne 300 participantes


Aconteceu no sábado, 11/04, mais um evento de participação social para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo. A Frente de Debates Temáticos para a construção do PlanMob-SP reuniu cerca de 300 pessoas no auditório do Campus Vergueiro da Uninove. Partindo da visão de cada grupo componente do sistema de mobilidade urbana – idosos, meio ambiente e saúde, ciclistas, pedestres, estudantes secundaristas e universitários, jovens, movimentos sociais, sindicatos dos trabalhadores e ONGs, os debates produziram recomendações e diretrizes de ações para o Plano. Nesse sentido, foram avaliados como profícuos pela organização da Frente.

Para melhor aproveitamento das discussões e propostas apresentadas, cada segmento participante ocupou um recinto próprio e contou com a mediação de uma mesa coordenadora composta por três membros, sendo um conselheiro do CMTT (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte), um técnico especialista no assunto - funcionário da CET/SPTrans- e um relator assistente responsável por redigir formalmente as contribuições de cada debate. Agora, esses relatórios devem ser validados e encaminhados à comissão de redação do PlanMob, que será apresentado no final do mês, conforme determina o prazo das legislações pertinentes (Lei Federal nº 12.587/2012 e Lei Municipal nº 16.050/2014) .

Além de uma oportunidade de reivindicar melhorias sobre acessibilidade e deslocamentos, o encontro serviu para a SMT, CET e SPTrans divulgarem informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos de suas competências. Na sala dos idosos, por exemplo, o público pôde conhecer mais a respeito do Cartão do Idoso e aprender como funciona o bilhete único dessa modalidade.

O evento foi oficialmente aberto pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que enfatizou, com a iniciativa, o cumprimento da meta da gestão democrática dos assuntos públicos, ressaltando a importância de ouvir abertamente a população no processo de construção do PlanMob. Grupos civis organizados, a exemplo do Greenpeace e outros, também tiveram representantes na Frente.

Próximos encontros
O calendário de encontros entre o poder público e a sociedade organizada prevê, no dia 16 de abril, a 12ª. reunião do CMTT pautada nas soluções para a gestão das calçadas, um dos itens mais importantes da mobilidade urbana. E para 22 de abril, está programada uma audiência na Câmara dos Vereadores para discutir o PlanMob. O seu texto-base bem como os andamentos dessas plenárias podem ser acompanhados no site oficial (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/planmob).

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ciclovia da Avenida Joaquina Ramalho com 1,7 km entrou em funcionamento na Zona Norte


Desde sábado, 11/04, a cidade passou a contar com 266,5 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega novo trecho de ciclovia com 1,7 km de extensão. A ciclovia está localizada na Avenida Joaquina Ramalho e Rua dos Machados, na região da Vila Guilherme, Zona Norte da cidade.

O novo percurso é unidirecional, ao lado do canteiro central, com exceção do trecho sobre a praça que é bidirecional, e segue o seguinte trajeto:
   •     Avenida Joaquina Ramalho, entre a Rua Maria Cândida e Praça Stélio Machado Loureiro;
   •     Praça Stélio Machado Loureiro;
   •     Rua dos Machados, entre a Praça Stélio de Machado Lourenço e Rua Eduardo Leopoldo;



Recomendações ao Público
   •   Respeite a sinalização;
   •   Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
   •   Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
   •   É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Ciclovia Avenida Joaquina Ramalho