sexta-feira, 10 de abril de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Região do Belém terá faixa exclusiva


A partir da próxima segunda-feira, 13/04, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 0,9 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, no corredor formado pelas ruas Herval, Elói Cerqueira e Cajuru, entre a Avenida Álvaro Ramos e Rua Siqueira Bueno, no Belém, Região Leste da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, no sentido centro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 13/04, a malha de faixas exclusivas chegará aos 474,3 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 384,3 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População Beneficiada
Pela Rua Herval, no trecho entre Avenida Álvaro Ramos e Rua Elói Cerqueira, e pela Rua Elói de Cerqueira, no trecho entre as ruas Herval e Cajuru, circulam 11 linhas, numa frequência de 89 ônibus/hora, que transportam 162 mil pessoas por dia, em média. Pela Rua Cajuru, no trecho entre as ruas Elói Cerqueira e Siqueira Bueno. Circulam 15 de linhas de ônibus, numa frequência de 114 ônibus/hora, que transportam 193 mil pessoas por dia, em média.


Alterações no Sistema Viário
Em razão da implantação da faixa exclusiva a regulamentação do estacionamento rotativo Zona Azul será alterada no período da manhã.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 20/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Faixa Exclusiva de Ônibus - Bairro Belém


Operação Frente Segura - CET implanta bolsões de espera para motos e bicicletas na Avenida Engenheiro Caetano Álvares


Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo.

Na próxima segunda-feira (13/04) serão ativados cinco novos bolsões em cruzamentos da Avenida Engenheiro Caetano Álvares:
   •      Avenida Engenheiro Caetano Álvares X Rua Antônio Lopes Pereira
   •      Avenida Engenheiro Caetano Álvares X Avenida Casa Verde
   •      Avenida Engenheiro Caetano Álvares X Rua Domingos Torres
   •      Avenida Engenheiro Caetano Álvares X Rua João Serrano
   •      Avenida Engenheiro Caetano Álvares X Rua Belisário Campanha

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas. Serão implantados 429 m² de sinalização horizontal e 10 placas.

Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.

A iniciativa da Frente Segura tem como objetivos:
   •     Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
   •      Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
   •      Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
   •      Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A primeira caixa de acomodação foi implantada na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril de 2013. Vale lembrar que essa sinalização, que ainda é novidade no trânsito paulistano, já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Prefeitura entregou novo trecho de ciclovia no Centro Histórico


Desde da última sexta-feira, 03/04, a cidade conta com 264,8 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entregou novo trecho de ciclovia com 0,7 km de extensão. A ciclovia está localizada no corredor das ruas Silva Pinto e Três Rios, na região do Bom Retiro, Zona Central da cidade.
O trecho amplia a Ciclovia do Centro Histórico, que chega aos 18 km, e faz a interligação cicloviária entre o Centro, Bom Retiro, Luz, Barra Funda e Santa Cecília e República.
Possibilita a conexão com a ciclovia Liberdade/Vergueiro/Noé de Azevedo; ciclovias da região da Vila Mariana, Saúde e Jabaquara; Espaço compartilhado das Avenidas Sumaré e Paulo VI; e ciclovias da região de Pinheiros.

O novo percurso é bidirecional, ao lado da calçada, em toda sua extensão, e segue o seguinte trajeto:
  •    Rua Silva Pinto, entre as ruas Anhaia e da Graça;
  •    Rua Três Rios, entre as ruas da Graça e Prates;


Recomendações ao Público
  •    Respeite a sinalização;
  •    Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  •    Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  •    É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.


Ciclovia Rua Silva Pinto