quinta-feira, 2 de abril de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Avenida do Cursino terá faixa exclusiva a partir de segunda-feira, 06/04

A partir da próxima segunda-feira, 06/04 serão implantados 2,8 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida do Cursino, entre as ruas Dom Villares e Santa Cruz, na Região Sul da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00, nos dois sentidos.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 06/04, a malha de faixas exclusivas chegará aos 473,4 km. Pela Avenida do Cursino, no trecho de implantação, circulam 22 linhas, numa frequência de 56 ônibus/hora, que transportam 153 mil pessoas por dia, em média. Em função da implantação da faixa exclusiva a regulamentação de velocidade da Avenida do Cursino será alterada para 50 km/h, no trecho entre Rua Santa Cruz e Avenida Miguel Estéfano.

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 13/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.



Ciclovia do Jaguaré ganha novo trecho

A partir desta quinta-feira, 02/04, a cidade passa a contar com 264,1 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia aos moradores da região do Jaguaré, Zona Oeste da cidade. O percurso com 400 metros de extensão funcionará na Rua Jaguaré, entre as avenidas General Mac Arthur e Miguel Frias de Vasconcelos. A Ciclovia do Jaguaré foi ampliada para 5,6 km e interliga as grandes avenidas da região do Jaguaré.

Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 201,1 km desde junho de 2014. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

O percurso será bidirecional junto ao passeio. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente, 2.200 m² de sinalização horizontal, 45 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas” e de regulamentação e advertência.


Região do Rio Pequeno ganha mais um trecho de ciclovia na Avenida Pablo Casals

A partir desta quinta, 02/04, a cidade passa a contar com 264,1 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia na região do Rio Pequeno, com 1,1 km de extensão, que funcionará na Avenida Pablo Casals, entre as avenidas Escola Politécnica e Gustavo Berthier, proporcionando a conexão com as ciclovias da Escola Politécnica, Corifeu de Azevedo Marques, Otacílio Tomanik, Rio Pequeno e Jaguaré.

Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 201,1 km desde junho de 2014. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015. “Estamos ampliando nossa rede cicloviária nos mais diversos pontos da cidade, trata-se da construção de uma malha que fará ligações com pontos estratégicos de mobilidade, como terminais de ônibus e estações do metrô, além de equipamentos como escolas, praças e bibliotecas”, afirma o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

O traçado da ciclovia será bidirecional, junto ao passeio direito da via. Haverá travessia rodocicloviária no cruzamento da Rua José de Andrade Moraes e da Rua Francisco Soave.

Recomendações ao Público
  • Respeite a sinalização;
  • Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.