segunda-feira, 23 de março de 2015

Programa CET no Seu Bairro é retomado a partir deste mês


A primeira edição do programa CET no Seu Bairro de 2015 foi iniciada em 16 de março em mais seis bairros da capital. As bases itinerantes do programa estiveram disponíveis para atendimento às demandas da população de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h00.

O programa contempla a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal),  revitalização e manutenção de semáforos, manutenção de abrigos/totens de ônibus, bem como eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito.

A partir desta segunda-feira (23) mais duas regiões serão atendidas, totalizando até o momento oito regiões contempladas com o início do Programa.

Veja os bairros contemplados nesta edição do programa:

Entre 16 e 20 de março
1- Vila Nova Galvão / Jardim Hebron - Subprefeitura de Jaçanã / Tremembé
2- Vila Joaniza - Subprefeitura de Cidade Ademar
3- Parque Ipê / Jardim Catanduva / Parque Arariba - Subprefeitura do Campo Limpo
4- Jardim das Imbuias - Subprefeitura da Capela do Socorro
5- Jardim Elisa Maria - Subprefeitura de Freguesia do Ó / Brasilândia
6- Parque São Miguel - Subprefeitura de Capela do Socorro

Entre 23 e 27 de março
7- Jardim Danfer - Subprefeitura da Penha (Mapa anexo)
Posto Móvel: Praça Jorge Alves de Menezes - Rua Bezerros X Rua Uniflor X Pastoril do Itapetininga.
8- Jardim Colonial - Subprefeitura de São Mateus (Mapa anexo)
Posto Móvel: Praça Mário Cattaruzza (Avenida Maria Cursi, altura do nº 303).

Conceito
Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa CET no Seu Bairro é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal, além da CET, as Subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam. O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária.

O cronograma do Programa está estruturado da seguinte forma:

  • As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possui sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;
  •  A terceira semana do mês é marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;
  • Na quarta semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário, além de continuidade das implantações (Salvo situações excepcionais como, neste mês, os jardins Danfer e Colonial).

Ações educativas
Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em algumas escolas selecionadas nas sete regiões considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas de teatro, bate papo com o marronzinho em sala de aula, caminhadas da cidadania, palestras, etc.

Quadro balanço do Programa CET no Seu Bairro

Nova sinalização viária na Rua Visconde de Guaratiba, Zona Sul


Nesta segunda-feira (23) serão implantadas faixas de pedestres e linhas duplas amarelas em toda extensão da Rua Visconde de Guaratiba, no bairro do Cursino, Zona Sul. Também será realizada a manutenção da sinalização horizontal e vertical na via.

Para este trabalho serão implantados 175m² de sinalização horizontal e 16 placas de sinalização viária.

A ação está inserida no Programa de Segurança Viária (PSV) desenvolvido para melhorar as condições de segurança dessas vias, sobretudo dos pedestres, através da redução da velocidade veicular e ordenamento do direito de passagem nos cruzamentos. O objetivo é permitir uma relação mais pacífica entre os usuários e a consequente diminuição do número de acidentes e vítimas.


As equipes operacionais da CET farão o acompanhamento das intervenções com o intuito de orientar os usuários e a equipe de segurança fará o monitoramento dos acidentes nestas vias para avaliar os resultados das intervenções.

Operação Dá Licença para o Ônibus - Avenida do Estado com faixa exclusiva a partir desta segunda-feira (23)


A partir desta segunda-feira (23) a Avenida do Estado, entre a saída do Viaduto Diário Popular e a Rua Lousada, na Região Central da cidade ganha 500 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus. A nova faixa funcionará em período integral, 24 horas por dia, no sentido bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação a malha de faixas exclusivas chega aos 470,6 km.

Faixa exclusiva de ônibus Avenida do Estado

População Beneficiada
Pela Avenida do Estado, no trecho de implantação, circulam 33 linhas, numa frequência de 171 ônibus/hora, que transportam 288 mil pessoas por dia, em média.

Alterações no Sistema Viário
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus e, a partir de 06/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.