sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Área 40 em vias do Brás


A CET irá implantar na segunda-feira (23/02) a Área 40 em vias na região do Brás. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área. A iniciativa, que começou a ser implantada em outubro de 2013, já abrange todas as regiões da cidade.

Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.

O Bairro do Brás é um grande marco do comércio da cidade de São Paulo, atraindo grande número de pedestres. Concentram-se também algumas faixas exclusivas para ônibus implantadas nos últimos meses, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação.

Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013, aconteceram 193 atropelamentos e 281 acidentes com vítimas na área em que a CET fará a intervenção, resultando em 548 pessoas feridas e 16 mortes. Os usuários dos demais modos de transportes também serão beneficiados com a redução da velocidade máxima nas vias dessa região.

A área que agora recebe esta intervenção tem cerca de 2,7 km²

O Brás é a oitava região da cidade a receber esta operação. Com esta implantação, a cidade agora conta com 12,9 Km² de Área de Velocidade Reduzida.

Área 40 Brás