sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Novo trecho de ciclovia na Zona Norte


A partir de hoje, 30/01, a cidade passa a contar com 219,4 km de vias destinadas aos ciclistas.

A CET entrega um novo trecho de ciclovia com 3,0 km de extensão, na região do Imirim, Zona Norte da cidade. A ciclovia está localizada na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, entre a Rua Domingos Torres e a Avenida Imirim.

A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

O percurso será monodirecional, nos dois lados da via, seguindo o fluxo do tráfego, à esquerda, junto à canalização do rio e está sinalizado sobre o leito carroçável com pintura de solo específica e complementar.

Recomendações ao Público

• Respeite a sinalização;
• Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CET implanta Operação Escola - 1º Semestre 2015

A CET inicia na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, a Operação Escola - 1º Semestre 2015 nas proximidades de 103 escolas, sendo 40 escolas da rede municipal, 23 da rede estadual e 40 particulares.

O objetivo dessa operação é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

A operação conta com Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes semafóricos, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.

Com relação às ações educativas implementadas pela Companhia, além das ações de orientação de trânsito desenvolvida pelos agentes operacionais, a CET está implementando também ações educativas de trânsito através do Programa "Operador nas Escolas" e atividades de mímicos.

Clique aqui para mais informações sobre a Operação, locais onde haverão as Atividades com Mímicos e a Relação de escolas onde haverá intensificação da operação de trânsito.


Ciclovia Corifeu/Politécnica/Jaguaré/Rio Pequeno passa a contar com 17,2 Km de extensão

A cidade de São Paulo conta com mais 2 km de ciclovia na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, entre a Praça César Washington Alves de Proença e a Avenida Leão Machado, na Zona Oeste. Com mais esta ativação, a malha cicloviária chega a 216,4 km de vias destinadas aos ciclistas.

Este novo trecho inaugurado hoje faz conexão com a ciclovia da Avenida Escola Politécnica (5,9 Km), na altura da Praça César Washington Alves de Proença, e com a Ciclovia Jaguaré (4,8 Km), implantada a partir das avenidas Antônio de Souza Noschese e Leão Machado. A partir da Ciclovia da Politécnica é possível acessar a Ciclovia do Rio Pequeno (2,6 Km) e a Ciclovia na Avenida Otacílio Tomanik (1,9 Km). Somados, todos os ramais, temos 17,2 Km de infraestrutura cicloviária no local.

Vale destacar que a atual gestão inaugurou 153,4 km de ciclovias desde junho do ano passado. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha cicloviária de 400 km até o fim deste ano.

O novo percurso da Avenida Corifeu terá o seguinte trajeto:

• Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no trecho entre a Praça César Washington Alves de Proença e proximidades da Avenida Martin Luther King (sentido unidirecional junto ao canteiro central).

• Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no trecho entre as Avenidas Martin Luther King e Leão Machado (sentido bidirecional junto ao canteiro central).


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Ellis Maas ganha 900 metros de faixa exclusiva para ônibus a partir de hoje, 26/01

A partir desta segunda-feira (26/01), serão implantados 900 metros de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Ellis Maas, na Zona Sudoeste da cidade. 

Os ônibus terão prioridade no trecho entre a Avenida Comendador Sant'Anna e a Estrada de Itapecerica, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 20h00, nos dois sentidos.

No sentido Centro-Bairro haverá uma faixa de rolamento apenas para ônibus, no trecho entre a Estrada de Itapecerica e a Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck, onde os veículos particulares deverão seguir caminhos alternativos pelas Avenidas Carlos Caldeira Filho e Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ou pelas Ruas Paulino Vital de Moraes, Miguel Lopes e José Lopes de Almeida. No trecho entre Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck e Avenida Comendador Sant'Anna haverá uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral.

Já no Sentido Bairro-Centro, a via contará com uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral, entre a Avenida Comendador Sant'Anna e a Estrada de Itapecerica.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 900 metros de implementação, a partir de 26/01,a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 464,6 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Pela Avenida Ellis Mass, no trecho de implantação, circulam 23 linhas numa frequência de 173 ônibus/hora, que transportam 200.000 mil pessoas por dia, em média.

A implantação de faixa exclusiva na Avenida Ellis Maas foi viabilizada após alargamento da via, recapeamento asfáltico e colocação de nova sinalização (vertical, horizontal e semafórica), em toda sua extensão.
Todos os serviços foram projetados e executados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela São Paulo Transporte (SPTrans), com apoio da Subprefeitura de Campo Limpo.

A ativação deste trecho terá fiscalização intensiva desde o primeiro dia de sua implantação. 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$53,20.

Operação Dá Licença para o Ônibus - Avenida Joaquina Ramalho e Rua dos Machados ganham faixa exclusiva para ônibus

A partir desta segunda-feira (26/01), serão implantados 1,6 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Joaquina Ramalho e na Rua dos Machados, Zona Norte da cidade.

A nova faixa funcionará no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, trecho entre a Rua Maria Cândida e Rua da Coroa. No sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, trecho entre a Rua da Coroa e Rua Chico Pontes.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação a partir de 26/01, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 464,6 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Pela Joaquina Ramalho, no trecho de implantação, circulam 07 linhas, numa frequência de 39 ônibus/hora, que transportam 39.000 mil pessoas por dia, em média.
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 09/02, a fiscalização será intensificada na via. Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.