sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CET entrega ciclovia com 1,2 km na Rua Balsa, na Freguesia do Ó


A partir deste sábado (17/01) os moradores da Freguesia do Ó, Zona Norte, ganham uma nova alternativa de transporte e lazer com a ciclovia de 1,2 km de extensão na Rua Balsa, entre o acesso da Avenida Otaviano Alves de Lima e a Avenida Santa Marina.

O novo percurso será bidirecional, no canteiro central da via, percorrendo o seguinte trajeto:
• Acesso da Avenida Otaviano Alves de Lima, entre a Avenida General Edgar Facó e a Rua Engenheiro Edgar Ferreira de Barros Junior (lado par da via).
• Rua da Balsa, entre a Rua Bruno Bertucci e a Avenida Santa Marina (lado ímpar da via).

Vale destacar que o projeto inclui a criação de travessias rodocicloviárias nos cruzamentos:
•  Acesso à Avenida Otaviano Alves de Lima.
•  Rua Souza Filho.
•  Rua Jorge de Freitas.
•  Rua Roque José Fernandes.
•  Rua Gaetano Pasquale Serricchio.
•  Rua Bruno Bertucci.
•  Rua Tenente Heli Câmara.

Com esta ativação, a cidade passa a contar com 213,4 km de vias destinadas aos ciclistas.


Alterações no Sistema Viário

Haverá alteração de circulação com implantação de sentido único de circulação na Rua da Balsa entre o acesso da Avenida Otaviano Alves de Lima e Rua Souza Filho.




Ciclovia do Jardim Helena

Veja como foi a implantação de ciclovias no Jardim Helena!
Mais mobilidade e segurança para quem utiliza a bicicleta na região.




quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CET entrega ciclovia com 500 metros de extensão na Avenida Pedroso da Silveira

A CET entrega, hoje (14/01), um novo trecho de ciclovia com 500 metros de extensão na Avenida Pedroso da Silveira, entre a Praça Ilo Otani e a Rua Santa Rita, no bairro do Pari, Região Central da cidade.

Este novo trecho fará integração com a ciclovia da Avenida Bom Jardim, em sentido unidirecional junto ao canteiro central, entre a Avenida Carlos de Campos e a Rua Araguaia. A cidade passa a contar com 212,25 km de vias destinadas aos ciclistas.

O novo percurso será bidirecional, ao lado do passeio das vias. A ciclovia segue o seguinte trajeto:
-  Avenida Pedroso da Silveira , entre a Praça Ilo Ottani e a Rua Santa Rita;
-  Avenida Bom Jardim, entre a Avenida Carlos de Campos e a Rua Araguaia.

Ciclovia Av Pedroso da Silveira


Região da Vila Maria ganha ciclovia com 850 metros de extensão


A partir de hoje (14/01), a cidade passa a contar com 212,25 km de vias destinadas aos ciclistas.
A CET entrega um novo trecho de ciclovia com 850 metros de extensão na Rua Curuçá, entre a Avenida Guilherme Cotching e a Rua Galileu Gaia, na Vila Nova Curuçá, Zona Norte da Cidade.

Este novo trecho fará conexão com a ciclovia existente na Avenida Guilherme Cotching. E futuramente haverá extensão do trecho da Rua Curuçá até a Rua Newton Braga.

O novo percurso será bidirecional, ao lado do passeio das vias, percorrendo o seguinte trajeto:
·    Rua Curuçá, entre Avenida Guilherme Cotching e Viaduto Curuçá (Viaduto Cabo PM Luiz Cláudio Monteiro);
·    Viaduto Curuçá ( Viaduto Cabo PM Luiz Cláudio Monteiro), em toda a sua extensão, até a Rua Galileu Gaia.

Alterações no Sistema Viário

Partes das vagas destinadas ao estacionamento de veículos do lado esquerdo em relação ao sentido de circulação existente nessas vias serão desativadas, entretanto, no trecho da Rua Curuçá entre a Praça Santo Eduardo e a aproximação da Rua Amambaí, serão preservadas as vagas de estacionamento, podendo assim estacionar ao lado da ciclovia.


Ciclovia Rua Curuçá

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus na Avenida da Liberdade, a partir desta segunda-feira (12)

Com o novo trecho de 100 metros, os Coletivos terão prioridade ao longo dos 800 metros da via, de segunda a sexta-feira, no Sentido Centro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam nesta segunda-feira (12) mais 100 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida da Liberdade, Zona Sul. Este trecho vai funcionar entre a Rua da Glória e a Praça Doutor João Mendes, no Sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20 horas.

Faixa Exclusiva de Ônibus à Direira - Av. Liberdade

Esta ampliação se soma aos 700 metros implantados em 25/08/2014, no Sentido Centro, entre as Ruas Barão de Iguape e da Glória, de segunda a sexta feira, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com os 100 metros implantados, a partir de 12/01, a malha viabilizada pela gestão chegará a 462,1 km de faixas exclusivas para ônibus na capital.

Alterações no Sistema Viário

A implantação da faixa exclusiva complementa o trecho já existente na Avenida da Liberdade entre a Rua Barão de Iguape e Rua da Glória, no Sentido Centro.

Em função disso, a circulação da ciclovia existente ao longo da via ocorrerá pelo canteiro central, no trecho entre a Rua da Glória e a Praça João Mendes.

Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Almirante Delamare e Rua Comandante Taylor ganham faixa exclusiva a partir desta segunda-feira (12)

Os Coletivos terão prioridade ao longo de 2,0 km, no Sentido Centro, de segunda a sexta-feira das 6h00 às 9h00; e 500 metros no Sentido São Caetano do Sul, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20 horas.
A partir desta segunda-feira (12), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 2,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Almirante Delamare e Rua Comandante Taylor, Zona Sul.

A nova faixa funcionará no Sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, no trecho entre a Rua Anita Tagliaferri e Rua Siqueira Bulcão. E no trecho entre as Ruas Coronel Silva Castro e Cônego Xavier, Sentido São Caetano do Sul, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20 horas.

Faixa Exclusiva de Ônibus à Direita - Av Almirante Delamare/R Comandante Taylor

  A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação a partir de 12/01, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 462,1 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Alterações no Sistema Viário
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 26/01, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Operação Frente Segura no cruzamento da Avenida Santos Dumont e Rua Rodolfo Miranda, a partir desta segunda-feira (12)

Em continuidade às ações voltadas ao aumento da segurança do sistema viário, a Secretaria Municipal de Transportes, através da CET, implanta, nesta segunda-feira (12), sinalização do projeto Frente Segura no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Rodolfo Miranda.

O projeto terá quatro bolsões localizados no cruzamento da Av. Santos Dumont com a Rua Rodolfo Miranda. Além do pictograma da motocicleta demarcada no chão há uma figura ao lado de bicicleta. A sinalização é reforçada ainda com quatro placas educativas, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

Operação Frente Segura - Cruzamento da Avenida Santos Dumont e Rua Rodolfo Miranda


A sinalização delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular. Com isso, dá-se preferência aos modais sobre duas rodas na abertura do tempo semafórico.

Objetivos
  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos e às bicicletas junto às travessias de pedestres;
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres nos cruzamentos.

Histórico

O primeiro Frente Segura foi implantado em abril do ano passado no Centro da Cidade. Com a implantação de segunda-feira foram totalizados 173 bolsões.

Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Para saber mais sobre o Projeto Frente Segura acesse aqui