quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Ampliação da faixa exclusiva da Avenida Amador Bueno da Veiga


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram mais 300 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Amador Bueno da Veiga, na Penha, Zona Leste. Esta ampliação se soma ao 1,3 km implantado em 09/09/2013. O novo trecho de faixa vai funcionar no Sentido Bairro, de segunda a sexta feira, das 17h00 às 20h00, entre as Ruas Plínio Augusto de Camargo e Jaborandi.

A faixa implantada em setembro de 2013, com 1,3 Km, opera  de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h00 às 9h00 e, no sentido Bairro, das 17h00 às 20h00 nos seguintes trechos da Avenida:

Sentido Centro:
Na Avenida Amador Bueno da Veiga, no trecho entre a Avenida São Miguel até a Rua Enéas de Barros.

Sentido Bairro:
Na Avenida Amador Bueno da Veiga, no trecho entre a Praça D. Micaela Vieira até a Rua Francisco Coimbra e entre a Rua Embiruçu até a Rua Evans. Com o novo trecho ativado esta semana, a faixa se estende pela via até o cruzamento com a Rua Jaborandi.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 300 metros, a malha viabilizada pela Prefeitura chegará a 459,5 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Faixa Exclusiva de Ônibus à Direita - Av Amador Bueno da Veiga


População Beneficiada:
Pela Avenida Amador Bueno da Veiga circulam 33 linhas de ônibus municipais, no Sentido Bairro, entre a Rua Embiruçu e a Rua Evans, que beneficiam 193.391 passageiros ao dia.

Alterações no Sistema Viário
Para a viabilização da implantação da faixa exclusiva foram executadas obras que incluíram a correção da inclinação transversal negativa na curva existente no local. A sinalização no local prevê a utilização de 15 placas de trânsito e 250 m² de sinalização horizontal.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 19/01, a fiscalização será intensificada na via. Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

Vale lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Região do Parque do Carmo, na Zona Leste, ganha ciclovia com 3,1 km, a partir desta quarta-feira (07)


A partir desta quarta-feira, 07/01, a cidade passa a contar com 210,9 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia com 3,1 km de extensão, no Parque do Carmo, região de Itaquera, Zona Leste da Cidade. Os moradores da região de Itaquera ganham uma nova alternativa de transporte e lazer, com a ciclovia da Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, que passará em frente ao Parque do Carmo, interligando-se ao parque e à Avenida Aricanduva.

Do total de ciclovias existentes na cidade, já foram inaugurados 147,9 km desde junho de 2014.
Antes, São Paulo possuía 63 km. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

O trajeto seguirá pela Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, entre as avenidas Osvaldo Pucci e Aricanduva, com traçado unidirecional ao lado do canteiro central. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente, 12.500 m² de sinalização horizontal, 35 placas de trânsito indicando "Circulação exclusiva de bicicletas" e 104 placas de regulamentação e advertência.

Ciclovia Região do Parque do Carmo

Ciclovia com 1,9 km na Avenida Otacílio Tomanik - Rio Pequeno, será ativada a partir desta quarta-feira (07)

A partir desta quarta-feira, 07/01, a cidade passa a contar com 210,9 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia com 1,9 km de extensão, entre as regiões do Rio Pequeno e Butantã, Zona Oeste da cidade. A ciclovia está localizada no corredor formado pela Avenida Otacílio Tomanik e Rua Dr. Sergio Ruiz de Albuquerque, entre as avenidas Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia e Escola Politécnica.

Este novo trecho fará a integração com a ciclovia da Avenida Politécnica, localizada entre a Rodovia Raposo Tavares e o Portão dois da USP, na Avenida Prof. Mello Moraes e próximo da Marginal Pinheiros.

Do total de ciclovias existentes na cidade, já foram inaugurados 147,9 km desde junho de 2014.
Antes, São Paulo possuía 63 km. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

O novo percurso será bidirecional, ao lado do passeio das vias. A ciclovia segue o seguinte trajeto:
  • Avenida Otacílio Tomanik, entre as avenidas Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia e do Rio Pequeno;
  • Rua Doutor Sergio Ruiz de Albuquerque, entre as avenidas do Rio Pequeno e Escola Politécnica.
Ciclovia Av Otacílio Tomanik

Região do Jabaquara ganha novo trecho de ciclovia, com 0,8 km de extensão, nesta quarta-feira (07)


A partir desta quarta-feira, 07/01, a cidade passa a contar com 210,9 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia com 0,8 km de extensão, na Vila Mira, região do Jabaquara, Zona Sul da Cidade. Em breve este trecho será ampliado com a ligação entre a Rua Jupatis e a Avenida George Corbisier e, futuramente, fará a interligação com a Ciclovia Jabaquara.

Do total de ciclovias existentes na cidade, já foram inaugurados 147,9 km desde junho de 2014.
Antes, São Paulo possuía 63 km. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

O novo percurso será bidirecional, ao lado do passeio das vias. A ciclovia segue o seguinte trajeto:

  • Rua Jupatis, entre Avenida George Corbisier e Rua Camilo Carrera;
  • Rua Camilo Carrera, entre as ruas Jupatis e Belmiro Zaneti Esteves;
  • Rua Belmiro Zaneti Esteves, entre as ruas Camilo Carrera e Otavio T. M. Sobrinho;
  • Rua Otávio T. M. Sobrinho, entre as ruas Belmiro Zaneti Esteves e Gustavo da Silveira.


Ciclovia Vila Mira

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ciclovia na Avenida Paulista: Veja como vai ficar!

As obras de implantação da Ciclovia na Avenida Paulista já começaram!

A Ciclovia terá 4 km de extensão e fará conexão com outras ciclovias, ligando as regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana.



Dentre as diretrizes para instalação da ciclovia estão: alargamento do canteiro central da avenida, preservação das árvores existentes e atenção especial à travessia dos pedestres.

Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Avenida Paulista é parcialmente interditada para obras da ciclovia


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou na madrugada de hoje, 05/01, a interdição da faixa da esquerda da Avenida Paulista, nos dois sentidos, entre a Rua Augusta e a Alameda Casa Branca, para obras de implantação de ciclovia no canteiro central. A obra tem previsão de duração de aproximadamente 180 dias.

A Ciclovia da Paulista terá 4 km de extensão e fará a conexão com 11 ciclovias, ligando as regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana. O projeto prevê o alargamento do canteiro central da avenida para instalação da ciclovia, veja aqui o lay out.

A engenharia de campo da CET irá monitorar a interdição, orientando os motoristas e pedestres, os veículos deverão circular pelas faixas restantes.


 Ciclofaixa de Lazer
A ciclofaixa de lazer, que é operacionalizada aos domingos e feriados nacionais, continuará a ser montada na faixa adjacente à ocupação da obra. A faixa exclusiva de ônibus, que atualmente funciona de segunda à sábado, será ativada aos domingos das 8h às 22h, enquanto durarem as obras.



Alternativas
· Os veículos oriundos da região da Vila Mariana, com destino à Rua da Consolação ou Avenida Doutor Arnaldo, poderão seguir pelas ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antonio Carlos;
· Os veículos oriundos da Região de Perdizes e da Avenida Rebouças, com destino à região da Vila Mariana, poderão seguir pela Alameda Santos, Rua Cubatão e Rua José Antonio Coelho.


Obras ciclovia Avenida Paulista

CET interdita parcialmente a Rua Amaral Gurgel para obras da ciclovia sob o elevado Costa e Silva



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a faixa da esquerda, nos dois sentidos, da Rua Amaral Gurgel, entre a Rua Major Sertório e o Largo do Arouche, a partir das 23h00 de hoje (05/01), para obras de ampliação do canteiro central e implantação da ciclovia sob o Elevado Presidente Artur da Costa e Silva (Minhocão). O bloqueio deverá permanecer por aproximadamente 180 dias.

A engenharia de campo da CET irá monitorar a interdição, orientando os motoristas e pedestres, os veículos deverão circular pelas faixas restantes.

Recomendações ao público

- Respeite a sinalização;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
- Procure conhecer previamente as vias de acesso e locais para estacionamento;
- Caso não se dirija ao local, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações da interdição.