sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus – Av. Carlos de Campos, na Zona Leste, terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 06/10


A partir desta segunda-feira, 6 de outubro, a CET e a SPTrans implantam 600 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Av. Carlos de Campos, no trecho entre a Praça Ítalo Ottani e a Rua Mendes Gonçalves. A nova faixa exclusiva na Zona Leste vai operar em ambos os sentidos da avenida, das 6 às 9 horas no sentido Centro e das 17 às 20 horas em direção ao Bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Pela Avenida Carlos de Campos, passam quatro linhas de ônibus, transportando 32 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média de 32 ônibus/hora.

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 20/10, a fiscalização será intensificada na via. Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Faixa exclusiva para ônibus na Av. Carlos de Campos

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CET participa da Brasil Cycle Fair 2014


Brasil Cycle - período do evento



A CET participa da Brasil Cycle Fair 2014, que acontece de domingo (28/09) a quarta feira (01/10) no Expo Center Norte. O evento, que é o maior em negócios ciclísticos da América Latina, reune em um mesmo espaço diversos profissionais de áreas do ciclismo, apresentando novidades tecnológicas do setor, acessórios, além de palestras e espaço para testes das bikes.

A CET estará no evento apresentando à população o projeto Ciclovia SP, uma rede de 400 Km de vias cicláveis (ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias), que será implantado até o final de 2015. Os visitantes serão apresentados ao "Padrão CET", diretrizes que norteiam a implantação das ciclovias, caracterizadas pela segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, adoção de sinalização vertical e horizontal específicas (placas e pintura de solo), e conexão com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho.

Além disso, no stand da CET, o público poderá conhecer algumas placas que compõem a sinalização das ciclovias e também um semáforo para ciclistas. Técnicos do Departamento de Planejamento Cicloviário da CET estarão no local dando informações e esclarecendo dúvidas; e profissionais de educação de trânsito divulgando o curso "Pedalar com Segurança".

Com esta iniciativa, a CET busca reforçar junto à população o uso da bicicleta como modal de transporte, bem como conceitos para uma boa convivência no trânsito, ressaltando a segurança e respeito entre usuários da via.

Brasil Cycle Fair 2014
Data: de domingo (28/09) a quarta feira (01/10)
Horário: das 10h00 às 20h00
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme)

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Operação Dá Licença para o Ônibus – Região da Água Rasa a partir de segunda-feira (29)


A partir desta segunda-feira (29) a região da Água Rasa ganha faixas exclusivas à direita ao longo de 1,1 km, no sentido Centro da Av. Regente Feijó e no sentido Bairro da Rua Marechal Barbacena.
  • Na Av. Regente Feijó, entre a Av. Vereador Abel Ferreira e a Av. Água Rasa, os coletivos terão prioridade no sentido Centro, de segunda à sexta-feira, das 6 às 9 horas;
  • Na Rua Marechal Barbacena, entre a Av. Álvaro Ramos e a Rua Guapeva, os ônibus trafegarão com exclusividade pela nova faixa no sentido Bairro, de segunda à sexta-feira das 17 às 20 horas. 

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Com mais 1,1 km a partir de 29/09, a malha viabilizada pela atual gestão chega a 359 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.
Vale lembrar que a Av. Regente Feijó já possuía faixa exclusiva de ônibus em ambos os sentidos em outro trecho implantada em setembro do ano passado.

Faixas exclusivas para ônibus na Rua Marechal Barbacena e Av. Regente Feijó


População beneficiada
Pela Avenida Regente Feijó, no trecho desta implantação mais recente, em direção ao Centro passam nove linhas de ônibus, transportando 67 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média de 65 ônibus/hora.
Já pela Rua Marechal Barbacena, em direção ao Bairro, passam seis linhas de ônibus, transportando 61 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência de 50 ônibus hora.

Alterações no sistema viário
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 13/10, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de

CicloviaSP - Novos trechos ativados

Com as novas ativações a cidade conta agora  com 79,7 km de rede cicloviária implantados. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2016.

Zona Oeste
Desde sábado (27) foi ativado novo trecho de 700 metros, ampliando o espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres existente no canteiro central das avenidas Sumaré e Paulo VI (entre a Praça Caetano Fracaroli e a Rua Lisboa). Agora este espaço compartilhado terá um total de 3,4 km de extensão. No futuro, esta estrutura será interligada com as ciclovias da Rua João Moura e região de Pinheiros.

espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres no canteiro central das avenidas Sumaré e Paulo VI


Zona Sul
O Jardim Ibirapuera, na Zona Sul da cidade, ganha nesta segunda-feira (29), 700 metros de ciclovia. O novo trecho foi construído pela SPObras, com a canalização do Córrego Ponte Baixa, construção de nova via e viadutos de acesso à Av. Guido Caloi, melhorando as condições de acessibilidade da região.

A ciclovia é unidirecional e está sinalizada ao lado do passeio no trecho da nova via a ser inaugurada, denominada Av. Luiz Gushiken, no trecho compreendido entre a Av. Guido Caloi e a Rua Guilherme Valente. Esse percurso deverá ser continuado após a canalização do restante do Córrego, passando pelo Terminal Guarapiranga.