sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SMT lança o “Controle de Qualidade na Segurança do Trânsito”


Logotipo Programa de Proteção à Vida (PPV)
Iniciativa integra o Programa de Proteção à Vida (PPV) e vai trazer nova metodologia de aferição da fiscalização do trânsito na cidade.

Anunciado na manhã de quinta-feira (25), durante a 9ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), a nova ferramenta Controle de Qualidade da Segurança no Trânsito vai auxiliar no trabalho de fiscalização e é parte do Programa de Proteção à Vida (PPV). 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CET promove FlashMob artístico em praças do Centro

Dentro da programação da Semana da Mobilidade, a CET promoveu, nesta segunda-feira (22/09), um FlashMob no Centro da cidade. O evento, que se caracteriza pela aglomeração instantânea de um grupo de pessoas para execução de uma coreografia, atraiu a atenção daqueles que passavam pela Praça do Patriarca.

FlashMob no Centro da cidadeAo som da música "Rua da Passagem", de Arnaldo Antunes e Lenine, a apresentação de dança foi feita por 11 estudantes do curso de Artes Cênicas que trabalham no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET).

O objetivo principal é sensibilizar as pessoas sobre questões de cidadania, bom relacionamento e tolerância nas situações de trânsito, através de uma atividade artística.

A apresentação poderá ser vista ainda em outros locais da cidade, como no Vale do Anhangabaú, Praça da Sé e na Praça Ramos de Azevedo, até a próxima quinta-feira (25/09), data de encerramento da Semana da Mobilidade 2014. As apresentações acontecerão sempre entre 11h30 e 14h30, a cada meia hora e duram cerca de cinco minutos.

APP desenvolvido na Hackatona CET já está disponível para download em Sistema Android e iOS

Com o mote "Tenha dados do CGE e CET na palma da sua mão", acaba de chegar ao mercado de aplicativos móbiles gratuitos o APP AQUI ALAGA. Quem tiver interesse em baixar o aplicativo receberá um aviso no celular sempre que alguma região entrar em estado de alerta ou atenção e, com isso, poderá antecipar-se a possíveis problemas de alagamentos e redirecionar a rota que está utilizando na cidade.

Além disso também será possível identificar por meio de um mapa interativo os locais que possuem registros históricos oficiais de alagamentos registrados pela CET juntamente com pontos reportados no aplicativo por outros usuários.

Este aplicativo foi desenvolvido dentro da Hackatona CET, realizada no mês de Março de 2014 com a participação de 51 hackers e 15 projetos relacionados à Mobilidade Urbana desenvolvidos no novo Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos inaugurado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), no centro da Capital. A maratona durou 28 horas.

Ao todo, 95 pessoas em 40 equipes se inscreveram pelo site da CET com 63 propostas de projetos, das quais 15 acabaram sendo selecionadas para serem desenvolvidas durante o evento organizado pela CET em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e apoiadores.

O APP AQUI ALAGA foi desenvolvido pela Equipe Ornitorrinko, sob a coordenação do programador Renato Obst e outros três integrantes. Para formatar o aplicativo, a CET disponibilizou as informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O Centro gera estados de observação, atenção, alerta e alerta máximo em vias da cidade, dependendo do estado crítico que se encontra o local por causa da chuva. Além disso, são computadas todas as vias que apresentam algum tipo de alagamento, transitável ou intransitável.

Clique aqui para mais informações

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pesquisa da Rede Nossa São Paulo sobre mobilidade em São Paulo

Reportagem do Bom Dia Brasil da Rede Globo apresenta os resultados da pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, com destaque para o uso de bicicletas em São Paulo.





CET no Seu Bairro - 7ª edição acontece na semana de 22 a 26 de setembro


A sétima edição do programa CET no Seu Bairro acontece na semana de 22 a 26 de setembro em mais sete bairros da Capital. As bases itinerantes do programa estarão disponíveis para atendimento às demandas da população no período de 22 a 26/09, segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

O objetivo do programa é melhorar a mobilidade dentro dos bairros, aprimorando a sinalização de trânsito, executando projetos de engenharia viária, além de atividades educativas.

O programa contempla a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal), recuperação de semáforos e revitalização de abrigos/totens de ônibus, bem como eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito.

Veja o mapa e a relação dos bairros contemplados nesta sétima edição do programa:

1)   Vila Nova Cachoeirinha/ Casa Verde Alta/S. Mandaqui - região Centro/Norte (Subprefeitura Casa Verde/ Cachoeirinha)
Posto móvel: Largo do Japonês

2)   Canal da Cocaia - região Sul (Subprefeitura Capela do Socorro)
Posto móvel: Estrada Canal do Cocaia (em frente à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes)

3)   Jardim Ester/Jardim Maria Luiza - região Oeste (Subprefeitura Butantã)
Posto móvel: Rua José Filipe da Silva x Rua Dr. Paulo Ribeiro Coelho

4)   Jardim Maracá - região Sudoeste (Subprefeitura Campo Limpo)
Posto móvel: Rua Alm. Luis Penido Burnier, oposto ao n° 30

5)   Jardim das Oliveiras - região Leste (Subprefeitura Itaim Paulista)
Posto móvel: Rua Manuel Lemes da Silva x Rua Dr. Almiro Leal da Costa

6)   Jardim Elba/Jardim Planalto - região Sudeste (Subprefeitura Sapopemba)
Posto móvel: Rua Torres Florêncio Rielli (Praça Francisco Tavares Veloso)

7)   Jardim Santo Elias/Pq. São Domingos - região Noroeste (Subprefeitura Pirituba/ Jaraguá)
Posto móvel: Av. Elísio Cordeiro de Siqueira x Rua Otávio Gonçalves Martins

Destaque da Galeria CicloviaSP

"Todos os dias, levo meu enteado para a escola, de bike. O trajeto de 4 km do Tatuapé à Penha dura 25 minutos com direito a paradinha pra beber água. 1 km desse percurso é feito na Ciclovia Radial Leste, os demais entre os carros onde aproveito pra ensinar a ele noções de cidadania e respeito."

Veja o perfil completo deste usuário no Instagram

Conheça as novas ciclovias da cidade de São Paulo

Com os novos percursos em operação a cidade conta agora com 78,3 km de rede cicloviária, desde junho deste ano. Antes havia 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2016.

Zona Oeste
O novo trecho de 1,4 km de ciclovia na região de Pinheiros passará pelas ruas dos Pinheiros, Cunha Gago e Artur de Azevedo, com percurso bidirecional, no trecho entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Henrique Schaumann, proporcionando conexão com a Ciclovia Faria Lima.

Alterações no sistema viário
Com a implantação da ciclovia, será alterada a sinalização de regulamentação do estacionamento ao longo do itinerário: será proibido estacionar e parar no lado ímpar em todo o trecho.


A partir desta terça-feira (23) entra em operação um novo trecho da ciclovia da Avenida Escola Politécnica que vai desde a Rodovia Raposo Tavares até a Praça César Washington de Proença, juntando-se ao trecho já existente até o portão 2 da USP.
O percurso de 4,2 km será bidirecional e, diferentemente do outro existente pelo canteiro central, este será junto ao passeio direito da pista local da Avenida Escola Politécnica.


Zona Leste
A partir desta quinta-feira (25) a região de Sapopemba ganhará uma nova ciclovia de 2,1 km na Av. Arquiteto Vilanova Artigas, entre as ruas João Lopes de Lima e Catedral Submersa. O traçado é unidirecional ao lado do canteiro central e o novo percurso vai interligar a COHAB Teotônio Vilela, o Parque Linear Zilda Arns e o Terminal de Ônibus Sapopemba.