sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana da Mobilidade 2014 - Bicicleta vence 9º Desafio Intermodal

Dando continuidade às atividades programadas para a Semana da Mobilidade 2014, na última quinta-feira (18) aconteceu o 9º Desafio Intermodal organizado pelo Instituto CicloBR.
O objetivo é testar a eficiência dos diversos modais nos deslocamentos na cidade, avaliar o desempenho do transporte público e os meios de locomoção mais sustentáveis.

Os participantes percorreram aproximadamente 10 km no horário de "rush" em direção à sede da Prefeitura na região central da cidade, utilizando carro, moto, ônibus, bicicleta, trem, skate e até deslocamento a pé.
O trajeto teve início na Praça General Gentil Falcão, no bairro do Brooklin, e terminou no Centro em frente à sede da Prefeitura de São Paulo.
O ciclista Ricardo Bruns foi o primeiro a chegar completando o Desafio em 20 minutos.
O Secretário Jilmar Tatto também participou pedalando por vias calmas e chegou em 9º lugar.


Veja todos os resultados:

1º Bike por vias rápidas – Ricardo Bruns – 20min09seg
2º Moto – Victor Campos – 23min07seg
3º Bike dobrável + Metrô – Thiago Benicchio – 46min15seg
4º Ônibus – Paulo – 53min58
5º Carro – Roberto Sekya – 59min45seg
6º Trem + Metrô – Maria Salete – 01h02min19seg
7º Cadeirante + Transporte Público – Kal Brynner -01h03min24seg
8º Pedestre correndo – Tatiana Lowenthal – 01h04min55seg
9º Ciclista vias calmas – Jilmar Tatto – 01h27min03seg
10º Skate – Eduardo Arcas – 01h32min45seg
11º Pedestre caminhando – Luciana Nascimento – 01h45min08seg

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Semana da Mobilidade 2014 - 90% se diz favorável à ampliação das faixas exclusivas para ônibus - aponta pesquisa


Rede Nossa São Paulo e Ibope divulgam pesquisa sobre Mobilidade Urbana. O levantamento mostra a opinião dos paulistanos sobre temas como: faixas exclusivas para ônibus e implantação de ciclovias.
Conheça alguns resultados interessantes:
- 90% dos entrevistados se dizem favoráveis à “ampliação das faixas exclusivas de ônibus”;
- aumentou de 86% para 88% o porcentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade;
- 71% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte;
- passou de 82% para 90% o indicador de favoráveis à aplicação de multas a quem para na faixa de pedestres;
-  ciclistas e motociclistas são “muito desrespeitados” ou “um pouco desrespeitados” na opinião de 80% dos entrevistados.
Saiba mais neste link

Semana da Mobilidade 2014 começa com entrega do Prêmio CET de Educação de Trânsito

A entrega do 6º Prêmio CET de Educação de Trânsito, que teve como tema central Na copa e no trânsito ninguém ganha sozinho, foi o evento de abertura da Semana da Mobilidade 2014, destacando que para ganhar no trânsito é preciso assumirmos a responsabilidade pelo coletivo. Foram 5.482 inscritos divididos em 14 categorias e foram recebidos 3.379 trabalhos.

Os 3 primeiros colocados de cada categoria receberam respectivamente R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00. A entrega dos prêmios foi realizada no dia 17/09, no Auditório do CRC.
Parabéns a todos os participantes!
Veja todos os trabalhos vencedores neste link



Área 40 em Santana




A CET irá implantar na segunda-feira (22/09) a Área 40 nas vias do interior do Bairro de Santana. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h.

A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.

Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.

A região de Santana concentra grande volume de pedestres, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo. A área onde ocorrerá a intervenção tem cerca de 1,2 km².




Ver ÁREA 40 num mapa maior

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Semana da Mobilidade 2014



Ande, pedale, embarque nessa!
É com esse espírito que a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Transportes, deu início nesta quarta-feira, dia 17/09, às ações da Semana da Mobilidade 2014. Serão nove dias de atividades que começaram com a entrega do 6º Prêmio de Educação de Trânsito da CET.
Nesta edição da Semana, o pedestre e o ciclista terão uma atenção especial. A proposta é promover a reflexão e o debate sobre os investimentos públicos em relação ao espaço urbano, à mobilidade e à segurança no trânsito.

Saiba mais: http://semanadamobilidade.wordpress.com/

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Região do Belém ganha faixa exclusiva para ônibus

CET e SPTrans implantam 600 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Padre Adelino, no trecho entre a Rua Álvaro Ramos e o Viaduto Guadalajara, na Zona Leste da cidade. Os coletivos terão prioridade pela nova faixa no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com mais 600 metros a partir de 15/9, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 357,5 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

A ativação beneficiará 83 mil passageiros por dia útil, com uma frequência média de 58 ônibus/hora.

Entrevista: "Programa de Mobilidade por Bicicleta".

Tadeu Leite Duarte, Diretor de Planejamento e Educação da CET, concedeu entrevista à Rádio Estadão sobre o novo programa.

Ouça a entrevista na íntegra neste link.


Operação de Trânsito em Eventos



A cidade de São Paulo é conhecida por promover grandes eventos locais, nacionais e internacionais.
Muitos deles acontecem nas ruas e demandam operações especiais para preservar a segurança e o acesso do público, com o mínimo transtorno para quem circula na região.
Em 2013 foram 4.491 concentrações públicas como eventos esportivos, religiosos, megashows, feiras e exposições monitorados pela CET.

Novas ciclovias ativadas no último sábado (13)


No último sábado (13) foram entregues seis novos percursos cicloviários que, juntos, somam 12,3 quilômetros de ciclovias implantados na cidade de São Paulo, desde junho deste ano. Agora são mais 70,6 km de vias destinadas aos ciclistas dentro da meta da Prefeitura que é de 400 km até o fim de 2016.

Zona Leste

A Rua Dr. Assis Ribeiro, na Zona Leste, ganhou mais um trecho de ciclovia, com 1,7 km e percurso entre a Av. Paranaguá e a Rua Cisper (passarela de acesso à USP Leste).
O traçado dá continuidade à ciclovia de 2,1 km aberta em 16 de agosto na Assis Ribeiro, entre a Rua Rio Soturno e a Av. Paranaguá.
O novo percurso é unidirecional junto ao canteiro central em ambos os lados da Rua Dr. Assis Ribeiro, proporcionando conexão com a USP Leste e a Estação Comendador Ermelino Matarazzo da CPTM.



Zona Oeste

Nova ciclovia de 4,2 km liga regiões de Perdizes, Barra Funda, Santa Cecília e Higienópolis. O percurso integra o Espaço Compartilhado da Avenida Sumaré às ciclovias do Centro Histórico pelas ruas Amaral Gurgel e Barra Funda, além do Parque da Água Branca e Terminal de Ônibus Amaral Gurgel.
O traçado é bidirecional junto ao passeio.



A região de Pinheiros conta agora com mais um trecho de ciclovia ativado. O percurso de 1,3 km interliga a Ciclovia Faria Lima à Ciclopassarela existente sobre a Linha da CPTM e a Ciclovia do Rio Pinheiros, além de passar pelo Parque do Povo e a Estação Cidade Jardim da CPTM. 



Centro Histórico

Novo trecho de Ciclovia do Centro com percurso de 1,6 km amplia o circuito da Ciclovia do Centro Histórico pela Rua Mauá, interligando a estação do Metrô Armênia, estações da Luz e Júlio Prestes e os polos culturais Parque da Luz, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa e Sala São Paulo.
O percurso é bidirecional junto ao passeio em quase toda a extensão, exceto no trecho da Rua Prates, entre o Viaduto Gal. Couto de Magalhães e a Rua Ribeiro de Lima, que é junto ao canteiro central.

Alterações no Sistema Viário

Em função da implantação da ciclovia e a fim de melhorar as condições de acessibilidade, fluidez e segurança viárias, a Rua Rodolfo Miranda passa a operar em sentido único de circulação da Rua Prates à Avenida Santos Dumont.
Os motoristas oriundos da Av. Santos Dumont com destino à Rua Prates deverão utilizar as ruas Jorge Velho e Salvador Leme.




A nova ciclovia da região do Pari/Canindé com 3,3 km integra vias da região à Estação Armênia do Metrô. O percurso é bidirecional no bordo da pista, cruza a Av. Cruzeiro do Sul, passa próximo ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo




Nova ciclovia com extensão de 200 metros na Alameda Nothman. O Novo trecho entre a Al. Cleveland e a Rua Anhaia conecta a ciclovia do Centro Histórico com ciclovias existentes no Bom Retiro e na Barra Funda.