sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CET no Seu Bairro - 6ª. edição acontece de 18 a 22 de agosto

Mais sete bairros serão atendidos pelo programa CET no Seu Bairro, que terá sua sexta edição na semana de 18 a 22 de agosto.

O objetivo do programa é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária. Entre os serviços previstos estão a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal), recuperação de semáforos e revitalização de abrigos/totens de ônibus, além de eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito, nas sete regiões abaixo:

1) Furnas – região Centro/Norte (Subprefeitura Tremembé/Jaçanã)
2) Jardim Patente – região Sul (Subprefeitura Ipiranga)
3) Parque Fernanda/Jardim Irapiranga/Jardim Amália/Jardim das Rosas – região Oeste (Subprefeitura Campo Limpo)
4) Jardim Copacabana/Jardim Kagohara/Vila Nagib/Vila Santa Lúcia – região Sudoeste (Subprefeitura M´Boi Mirim)
5) Vila Rosária – região Leste (Subprefeitura São Miguel Paulista)
6) Jardim Santo Eduardo – região Sudeste (Subprefeitura Aricanduva)
7) Taipas – região Noroeste (Subprefeitura Pirituba/Jaraguá)

Operação Dá Licença para o Ônibus – Av. João Paulo I


A partir desta segunda-feira (18/08) a Av. João Paulo I, na Zona Noroeste da cidade, ganhará 2,7 km de faixa exclusiva à direita para ônibus.
O novo trecho é continuação daquele inaugurado na Av. Padre Orlando Garcia da Silveira em 11/08.
A nova faixa funcionará no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas, no trecho entre a Rua Caiapé e a Rua Baião Parente. Os 2,7 km interligam as faixas exclusivas implantadas, também, no sentido Centro da Av. Padre Orlando Garcia da Silveira (esta desde 11/08 último) e da Av. Miguel Conejo (implantada em 17/02 último).

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

População beneficiada
Pela Av. João Paulo I, no trecho e sentido desta implantação, circulam 11 linhas de ônibus municipais, com freqüência média de 63 ônibus/hora, transportando 95 mil passageiros em média por dia útil.

Alterações no sistema viário
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 1º/9, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Mais informações.

Operação Dá Licença Para o Ônibus - Trecho urbano Via Anchieta

A CET e a SPTrans inauguram nessa segunda-feira (18/08), 1,5 Km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Via Anchieta, Zona Sul da cidade.
A nova faixa funcionará em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas, da seguinte forma: 
• No sentido São Bernardo do Campo, a priorização ao transporte coletivo ocorrerá no trecho entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito;
• No sentido Ipiranga, os ônibus terão exclusividade à direita entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.

A ativação faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

População Beneficiada
Pela Via Anchieta, no trecho desta implantação, circulam 10 linhas de ônibus intermunicipais, com freqüência média de 61 ônibus/hora intermunicipais, transportando 51 mil passageiros em média por dia útil.
Em relação ao transporte público municipal, passam cinco linhas de ônibus, levando em média 51 mil passageiros/dia útil, numa freqüência de 36 ônibus por hora.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação. Os operadores de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia  1º de setembro, a fiscalização será intensificada na via.
É importante lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Respeite a sinalização, evite multas.



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Operação "Dá Licença para o Ônibus"

A partir de 11/08, a CET e a SPTrans implantam 800 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Av. Pe. Orlando Garcia da Silveira, na Zona Noroeste da cidade. A nova faixa funcionará no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas, no trecho entre a Rua Caiapé e a Av. Dep. Cantídio Sampaio.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Com mais 800 metros a partir de 11/08, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 348,7 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada

Pela Av. Pe. Orlando Garcia da Silveira, no sentido Centro e trecho desta implantação, circulam nove linhas de ônibus municipais, com freqüência média de 53 ônibus/hora, transportando 61 mil passageiros em média por dia útil.


Ciclovia Chácara Santo Antônio

Logo CicloviaSP
A região da Chácara Santo Antônio, Granja Julieta, na Zona Sul da cidade, ganhou nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, 2,4 km de ciclovia. O novo trecho foi construído pela Subprefeitura de Santo Amaro em parceria com a CET.
A ciclovia é bidirecional e está sinalizada sobre o leito carroçável nas seguintes vias:
- Rua Alexandre Dumas, entre a Av. Nações Unidas e a Rua José Vicente Cavalheiro;
- Rua José Vicente Cavalheiro, entre a Rua Alexandre Dumas e a Rua Fernandes Moreira;
- Rua Fernandes Moreira, entre a Rua José Vicente Cavalheiro e a Rua Francisco de Morais;
- Rua Francisco de Morais, entre a Rua Fernandes Moreira e a Rua Alexandre Dumas;
- Rua Alexandre Dumas, entre a Rua Francisco de Morais e a Rua Com. Elias Zarzur.
O traçado proporciona conexão dos bairros Alto da Boa Vista e Chácara Santo Antônio com a estação Granja Julieta da CPTM, cruzando com vias importantes como as avenidas Santo Amaro, Adolfo Pinheiro e Ver. José Diniz. Futuramente, se conectará também com o Parque Severo Gomes.
Antes dos novos trajetos que vêm sendo inaugurados desde junho, São Paulo possuía 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma rede de 400 km até o fim de 2016.

Ciclovia Santa Cecília/Barra Funda

Ativada a quarta etapa da rede cicloviária do Centro Histórico, no dia 9 de agosto.
Com 2,4 km de extensão, a nova ciclovia passa por oito vias da região de Santa Cecília/Barra Funda, interligando a região da Avenida Pacaembú à Sala São Paulo (Estação CPTM Júlio Prestes).
A inauguração foi precedida por uma vistoria com pedalada a partir do Pátio do Colégio, na Rua Boa Vista.